CEK CONTABILIDADE

Veja os erros mais comuns cometidos na área fiscal de uma empresa

25 de outubro de 2024
Jornal Contábil

Erros fiscais estão entre os principais desafios enfrentados pelas empresas de todas as modalidades, especialmente, entre as empresas familiares.

O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, o que exige que as empresas dediquem muito tempo para cumprir suas obrigações fiscais.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) solicitado pelo Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (IBRACEM), mostrou que, em média, 90% das empresas brasileiras apresentam algum problema fiscal.

Dentre as principais pendências incluem-se atrasos no pagamento de impostos, quanto à entrega das obrigações acessórias ou não cumprimento das exigências impostas pelo Fisco.

Erros fiscais mais comuns

1 – Omissão de receitas

Esta é uma prática ilícita decorrente da não emissão de documentos fiscais ou inconsistências no registro de receitas.

É essencial que as empresas estejam atentas a essas práticas ilegais, que podem resultar em multas e sanções da fiscalização tributária, cada vez mais rigorosa em sua atuação.

2 – Incompatibilidades nas transações financeiras

Dentre os erros fiscais na empresa familiar, destacam-se registros contábeis imprecisos sem conformidade com as normas fiscais.

A tecnologia é uma importante aliada das autoridades tributárias para o monitoramento das transações financeiras das empresas, sendo assim, por meio do cruzamento de dados entre as receitas declaradas pelas empresas e os valores creditados em conta, o Fisco pode identificar transações financeiras incompatíveis ou sem origem comprovada ao cruzar os dados das receitas declaradas pelas empresas com os valores creditados em contas bancárias ou recebidos por meio de cartões de crédito e débito.

3 – Erros na apuração dos tributos

O cálculo e o recolhimento de impostos, taxas e contribuições é um processo que reúne complexidades relacionadas aos muitos detalhes e regras presentes no sistema tributário brasileiro.

Dentre os principais erros que podem ocorrer no processo, estão como não aproveitar corretamente os créditos tributários disponíveis, utilizar esses créditos de maneira inadequada, aplicar alíquotas e bases de cálculo erradas, ou usar classificações fiscais e legislações desatualizadas, o que pode resultar em penalidades e em problemas de conformidade.

4- Ausência de softwares adequados

Como resultado das falhas fiscais na empresa familiar também está a ausência de softwares adequados ou de sistemas de automação para que as empresas possam ser mais assertivas nas análises contábeis e fiscais.

Inúmeros negócios recaem no erro de utilizar recursos manuais que levam à maior incidência de erros humanos. Sendo assim, podem por meio dos softwares solucionar problemas frequentes, como:

  • Duplicação de lançamentos;
  • Fluxo de caixa com datas desconexas;
  • Falhas nos lançamentos de valores;
  • Apuração incorreta de tributos e juros;
  • Problemas ligados às etapas de conferência e etc.

5 – Esquecer processos e datas 

Um dos maiores erros na tributação é não atender a alguma exigência ou não pagar algum imposto, o que pode resultar em multas e penalidades.

Ter um plano fiscal estruturado permite acompanhar datas, valores e processos, consolidando informações de políticas públicas que poderiam impactar o negócio e dando um cronograma para as atividades que precisam ser feitas.

Conclusão

Portanto, para evitar os principais erros fiscais, o ideal é acompanhar as agendas tributárias. Se preparar para possíveis fiscalizações, fazer conferências precisas antes da escrituração e manter uma comunicação interna eficiente são estratégias imprescindíveis.

O departamento fiscal é vital para a saúde de uma empresa. Pois, nele os gestores, e a contabilidade se fazem imprescindíveis para que ajudem a empresa a crescer de modo produtivo e assertivo.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias
Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade. Seu consentimento se aplica aos seguintes domínios: palmiericonsultoria.com.br

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você